A otoplastia é a cirurgia plástica que visa corrigir deformidades e melhorar a aparência das orelhas. Se você ou seu filho têm orelhas proeminentes, assimétricas ou com alguma outra irregularidade, a otoplastia pode ser a solução ideal para restaurar a harmonia facial e aumentar a confiança.
A otoplastia é frequentemente realizada em pacientes que:
É importante que a cirurgia seja considerada quando o paciente estiver emocionalmente preparado, geralmente a partir dos 6 anos de idade, quando as orelhas já estão completamente desenvolvidas.
Nas crianças que apresentam esta característica, é importante que a cirurgia seja realizada precocemente, antes ou já na idade escolar, de forma que sua autoestima e relações sociais não sejam afetadas pela característica de suas orelhas.
O primeiro passo é realizar a consulta médica. Nesta consulta são fornecidas às pacientes todas as informações sobre a cirurgia, apresentando os resultados e possíveis complicações e riscos. É analisada qual a melhor técnica a ser utilizada, de acordo com o grau de gravidade de cada caso.
Depois das avaliações, a paciente deve realizar os exames pré-operatórios de praxe: exame de sangue, urina e eletrocardiograma.
8 horas antes do procedimento, é preciso fazer jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos. É necessário interromper o consumo de bebidas alcoólicas e fumo para realizar a cirurgia.
A cirurgia é realizada em hospitais na maioria dos casos, com anestesia geral ou local com sedação (a depender do caso).
Também pode ser realizada na clínica nos casos menos graves que têm indicação da técnica sem cortes.
O procedimento normalmente leva de 1 a 2 horas e é realizado sob anestesia local ou geral, dependendo da idade do paciente e da complexidade da cirurgia.
A paciente vai de alta para casa no mesmo dia.
A otoplastia pode ser realizada por meio de duas abordagens principais: técnica aberta e técnica fechada.
Aberta
Técnica cirúrgica tradicional
Fechada
Técnica com fios de sustentação
Após a cirurgia, é colocado no paciente o curativo ao redor da cabeça, como se fosse uma faixa de cabelo, que serve para dar sustentação à nova estrutura da orelha operada. A maioria dos pacientes retorna às suas atividades normais em poucos dias.
Pacientes com rasgos provocados por brincos e/ou alargadores, têm indicação de realizar a lobuloplastia. Esse tipo de intervenção cirúrgica é feita para fechar o rasgo na orelha e/ou diminuir o tamanho deste lóbulo.
Após a cicatrização total, pode-se fazer um novo furo se desejar. A aparência da orelha tende a ficar muito discreta e com uma cicatriz quase imperceptível. Por isso, caso se opte por fazer novos furos e colocar brincos, sequer será possível ver a marca da cirurgia.
Dra. Priscila 2024 © Todos os direitos reservados.