O lifting facial, também conhecido como ritidoplastia, é um procedimento cirúrgico projetado para reverter os sinais do envelhecimento, proporcionando um rosto mais jovem e revigorado.
Com o passar do tempo, fatores como a gravidade, exposição ao sol e envelhecimento natural podem causar flacidez na pele, rugas e perda de volume facial. O lifting facial visa restaurar a firmeza, definição do contorno facial, levantar o rosto e melhorar as rugas.
O lifting facial é indicado para pacientes que desejam:
O primeiro passo é realizar a consulta médica. Nesta consulta são fornecidas às pacientes todas as informações sobre a cirurgia, apresentando os resultados e possíveis complicações e riscos.
É analisada qual a melhor técnica a ser utilizada a depender da quantidade de flacidez e pele presente em cada caso, o desejo da paciente e também a avaliação da dra. Priscila.
Depois das avaliações, a paciente deve realizar os exames pré-operatórios de praxe: exame de sangue, urina, eletrocardiograma.
8 horas antes do procedimento, é preciso fazer jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos. É necessário interromper o consumo de bebidas alcoólicas e fumo para realizar a cirurgia.
A cirurgia é realizada somente em hospitais (e não em clínicas), com anestesia geral ou local com sedação (a depender do caso).
A cirurgia tem em média 5-6 horas de duração.
As incisões são cuidadosamente posicionadas nas áreas pré-determinadas, geralmente ao longo da linha do cabelo e ao redor das orelhas, para minimizar a visibilidade das cicatrizes.
Com as incisões feitas, realiza-se a plicatura (“costura”) dos músculos e os tecidos subjacentes do rosto, o que possibilita uma elevação de toda a estrutura interna da face e pescoço.
Após, remove-se o excesso de pele e a reposiciona para criar um contorno facial mais firme e jovem. Essa etapa é crucial para alcançar um resultado natural e harmonioso. Após as alterações necessárias, as incisões são suturadas cuidadosamente, garantindo que as cicatrizes fiquem o mais discretas possível.
Caso aja indicação e necessidade, pode-se associar a esta cirurgia a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), a lipoenxertia (colocação de gordura em áreas como olheiras, top model look, bigode chinês e boca), microagulhamento com nanofat (para estímulo de colágeno, melhora de rugas, melhora da qualidade de pele) e também a lipoaspiração da papada.
O lifting facial pode ser realizado de diferentes maneiras, dependendo das necessidades do paciente e da extensão da flacidez. As técnicas mais comuns incluem:
Geralmente no pós-operatório do lifting facial não há fortes dores. Em repouso, o paciente deve manter a cabeça levemente elevada visando diminuir o inchaço. O uso de cosméticos só é permitido depois da retirada dos pontos. A exposição ao sol é liberada, com limites, após 60 dias, mas sempre com filtro solar. O resultado final do lifting facial poderá ser observado a partir do quarto mês.
Antes e depois de paciente submetida à lifting facial com lipoaspiração de papada, cervicoplastia, lipoenxertia de boca, bigode chinês, top model look, olheiras, além de microagulhamento com nanofat para melhora da qualidade de pele (rugas) e estímulo de colágeno.
Dra. Priscila 2024 © Todos os direitos reservados.