A ninfoplastia, também conhecida como labioplastia, é um procedimento cirúrgico que visa reduzir o tamanho dos pequenos lábios vaginais (internos). Esse procedimento tem ganhado destaque nos últimos anos, não apenas por questões estéticas, mas também por motivos funcionais e de conforto.
O primeiro passo é realizar a consulta médica. Nesta consulta são fornecidas às pacientes todas as informações sobre a cirurgia, apresentando os resultados e possíveis complicações e riscos. É analisada qual a melhor técnica a ser utilizada a depender da quantidade de pele presente em cada caso.
Depois das avaliações, a paciente deve realizar os exames pré-operatórios de praxe: exame de sangue, urina e eletrocardiograma.
8 horas antes do procedimento, é preciso fazer jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos. É necessário interromper o consumo de bebidas alcoólicas e fumo para realizar a cirurgia.
A cirurgia é realizada somente em hospitais (e não em clínicas), anestesia local com sedação.
A cirurgia tem em média 1 hora de duração e as pacientes vão de alta para casa no mesmo dia.
São realizadas pequenas incisões nos pequenos lábios vaginais para remover o excesso de pele.
Os pontos são absorvíveis, ou seja, não é necessário retirar os pontos. As cicatrizes são pequenas e muito discretas, imperceptíveis aos olhos de outra pessoa.
Em alguns casos de flacidez de grandes lábios (grandes lábios “murchos”), pode ser realizada também a lipoenxertia dos grandes lábios – em que é retirada uma pequena quantidade de gordura de outra região (exemplo: abdome) e colocada nos grandes lábios. Esse procedimento tira o aspecto de grandes lábios murchos e rejuvenesce ainda mais a região íntima.
A recuperação da ninfoplastia geralmente envolve:
Dra. Priscila 2024 © Todos os direitos reservados.