Procedimento

Mastopexia: Elevação e remodelamento das mamas

A mastopexia, ou lifting de seios, é um procedimento cirúrgico que visa elevar e remodelar as mamas, proporcionando uma aparência mais jovem e firme.

Com o passar do tempo, fatores como gravidez, amamentação, flutuações de peso e o envelhecimento podem causar flacidez e perda de volume nas mamas. A mastopexia é uma excelente opção para mulheres que desejam restaurar o contorno e a posição dos seios.

A mastopexia é indicada para mulheres que apresentam:

  • Seios caídos e/ou murchos;
  • Assimetria mamária;
  • Pele flácida;
  • Desejo de melhorar a forma e o contorno das mamas;
  • Dores nas costas e pescoço devido o peso das mamas.

 

O primeiro passo é realizar a consulta médica. Nesta consulta são fornecidas às pacientes todas as informações sobre a cirurgia, apresentando os resultados e possíveis complicações e riscos. É analisada qual será a melhor cicatriz de acordo com a quantidade de excesso de pele, e se será necessário ou não fazer o uso de próteses.

Depois das avaliações, a paciente deve realizar os exames pré-operatórios de praxe: exame de sangue, urina, eletrocardiograma, além de algum exame para análise da mama como ultrassonografia ou mamografia.

8 horas antes do procedimento, é preciso fazer jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos. É necessário interromper o consumo de bebidas alcoólicas e fumo para realizar a cirurgia.

A cirurgia é realizada somente em hospitais (e não em clínicas), com anestesia geral ou local com sedação (a depender do caso).

A cirurgia tem em média 3-4 horas de duração e a maioria das pacientes vão de alta para casa no mesmo dia.

Um dos aspectos importantes da mastopexia é a forma como as cicatrizes se apresentam após a cirurgia. O tipo de incisão será definido de acordo com a quantidade de pele a ser retirada.

Existem diferentes técnicas que podem resultar em cicatrizes em formatos distintos, incluindo:

  1. Cicatriz Periareolar: esta técnica envolve uma cicatriz apenas ao redor da aréola e é indicada para casos com pouquíssima flacidez. É uma opção que resulta em cicatrizes mais discretas, embora não seja adequada para a maioria das pacientes.
  2. Cicatriz vertical (ou pirulito): também é indicada para casos com flacidez discreta, em que é necessária a retirada de pouca quantidade de pele e tecido mamário.
  3. Cicatriz em L: técnica capaz de tratar com eficácia os casos de flacidez leve a moderada, com a grande vantagem de não deixar cicatrizes na área do decote.
  4. Cicatriz em T invertido ou âncora: atualmente esta técnica é utilizada somente em casos de flacidez mais acentuada e/ou com mamas grandes e pesadas. A cicatriz se estende ao redor da aréola, descendo até o sulco mamário (dobra da mama) e formando uma linha horizontal nesse local. Essa abordagem permite uma elevação significativa e é ideal para pacientes que precisam de uma correção mais abrangente.

A mastopexia pode ser realizada com ou sem o uso de próteses mamárias, dependendo da indicação clínica individual e também dos desejos da paciente:

  • Com Próteses: para mulheres que desejam não apenas elevar, mas também aumentar o volume das mamas e/ou marcar o colo mamário, a colocação de próteses pode ser uma excelente opção. Pacientes com mamas gordurosas (mais “moles”) também se beneficiam desta estratégia.
  • Sem Próteses: para aquelas que estão satisfeitas com o volume atual, e desejam apenas corrigir a flacidez, a mastopexia pode ser realizada sem a adição de próteses. Nesse caso, o foco será na elevação e na remodelação dos tecidos mamários.

A maioria das pacientes pode retornar às atividades diárias em cerca de uma semana.

É fundamental seguir as orientações para garantir uma recuperação tranquila e satisfatória.

Exercícios físicos intensos devem ser evitados por algumas semanas para permitir a cicatrização adequada.

Paciente já havia realizado mastopexia previamente porém estava insatisfeita com o resultado. Trocamos a prótese antiga por uma nova, refizemos a mastopexia e refinamos as cicatrizes que não estavam com bom aspecto.

Agendamento de Consultas

Se você está considerando a mastopexia, agende uma consulta para discutir suas expectativas, esclarecer dúvidas e entender todos os detalhes do procedimento. Cada paciente é única, e um plano personalizado é fundamental para alcançar os melhores resultados.

plugins premium WordPress