A braquioplastia, também conhecida como cirurgia de lifting de braços, é um procedimento cirúrgico indicado para remover o excesso de pele e gordura da região dos braços, especialmente na área entre a axila e o cotovelo. É uma cirurgia comum após grandes perdas de peso, em pacientes com flacidez relacionada ao envelhecimento, ou para aqueles que desejam uma aparência mais tonificada nos braços.
O primeiro passo é realizar a consulta médica. Nesta consulta são fornecidas às pacientes todas as informações sobre a cirurgia, apresentando os resultados e possíveis complicações e riscos. É analisada qual a melhor técnica a ser utilizada a depender da quantidade de pele e gordura presentes em cada caso.
Depois das avaliações, a paciente deve realizar os exames pré-operatórios de praxe: exame de sangue, urina e eletrocardiograma.
8 horas antes do procedimento, é preciso fazer jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos. É necessário interromper o consumo de bebidas alcoólicas e fumo para realizar a cirurgia.
A cirurgia é realizada somente em hospitais (e não em clínicas), com anestesia geral ou local com sedação (a depender do caso).
A cirurgia tem em média 2-4 horas de duração e a maioria das pacientes vão de alta para casa no mesmo dia.
É realizada uma incisão na parte interna dos braços, permitindo a remoção da pele e gordura em excesso. Em alguns casos, a lipoaspiração pode ser combinada para melhorar os resultados. A incisão é posicionada de maneira a minimizar a visibilidade da cicatriz.
Existem diferentes técnicas de braquioplastia, que variam conforme o grau de flacidez e a quantidade de pele a ser removida:
Exercícios físicos intensos e levantamento de peso devem ser evitados por cerca de 4 a 6 semanas. É comum o uso de malhas de compressão para ajudar na redução do inchaço e suporte da cicatrização. As cicatrizes, embora visíveis, tendem a melhorar com o tempo e podem ser tratadas com técnicas específicas para cicatrização e camuflagem.
Dra. Priscila 2024 © Todos os direitos reservados.