A mamoplastia de aumento, também conhecida como cirurgia de aumento das mamas, é um dos procedimentos estéticos que mais realizamos na nossa clínica. O objetivo é melhorar o volume e a forma dos seios utilizando implantes mamários.
Se você está considerando essa cirurgia, é essencial entender todos os aspectos envolvidos para tomar uma decisão informada.
Esta técnica é para mulheres que buscam um excelente resultado e que desejam retornar às suas atividades em pouco tempo.
Essa cirurgia é para você se você procura:
O primeiro passo é realizar a consulta médica. Nesta consulta são fornecidas às pacientes todas as informações sobre a cirurgia, apresentando os resultados e possíveis complicações e riscos. É analisada a melhor forma de colocar a prótese de silicone, para que a mesma tenha harmonia física com o corpo da mulher.
Depois das avaliações, a paciente deve realizar os exames pré-operatórios de praxe: exame de sangue, urina, eletrocardiograma, além de algum exame para análise da mama como ultrassonografia ou mamografia.
8 horas antes do procedimento, é preciso fazer jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos. É necessário interromper o consumo de bebidas alcoólicas e fumo para realizar a cirurgia.
A cirurgia é realizada somente em hospitais (e não em clínicas), com anestesia geral ou local com sedação (a depender do caso).
A cirurgia tem em média 1 hora de duração e a paciente vai de alta para casa no mesmo dia.
A técnica consiste na realização de uma pequena incisão (de 3-4 cm a depender do tamanho da prótese escolhida) no sulco inframamário (“dobra da mama”).
Após, é feita a introdução do implante mamário em “dual plane” (do inglês, plano duplo). Isso significa que um pouco da prótese ficará em um plano muscular e um pouco em plano subglandular; dessa forma, unem-se os benefícios desses dois planos de inserção e o que há de mais moderno na cirurgia de prótese mamária atualmente.
O implante submuscular parcial (“dual plane”), quando aliado à Alça Muscular Lateral, permite um colo mais marcado, juntinho e que não se desloca para a lateral ao deitar-se; permite ainda maior durabilidade do resultado sem queda das mamas à curto prazo, o que muitas vezes é visto na técnica convencional subglandular.
Também não deixa a pele marcada com irregularidades da prótese (rippling), o que confere uma aparência mais natural.
Imagem mostra a prótese mamária (em roxo) coberta parcialmente pelo músculo (dual plane) e a alça muscular lateral (que evita que a prótese deslize para o lado)
Após a colocação do implante de silicone é feito o Sutiã Interno.
É uma técnica onde é feita a fixação do sulco inframamário (‘dobra da mama”) com fio farpado cirúrgico. Com o sutiã interno a prótese fica firme, resultando em maior conforto e prevenindo a flacidez da mama por gravidade.
Resumindo, ela exerce a mesma função de um sutiã: sustentação da mama.
Imagem mostra o fio farpado sendo passado na área no sulco inframamário (dobra da mama): funciona como um anteparo que dificulta a movimentação da prótese, tanto para baixo quanto para a lateral
A cirurgia é realizada somente em hospitais (e não em clínicas), com anestesia geral ou local com sedação (a depender do caso).
A cirurgia tem em média 1 hora de duração e a paciente vai de alta para casa no mesmo dia.
Imagens autorizadas pela paciente. Cicatriz em mamilo esquerdo devido cirurgia realizada previamente para retirada de um nódulo de mama.
Dra. Priscila 2024 © Todos os direitos reservados.