Procedimento

Blefaroplastia: Cirurgia das Pálpebras

A blefaroplastia, também conhecida como cirurgia das pálpebras, é um procedimento estético que visa corrigir o excesso de pele, gordura e flacidez nas pálpebras superiores e inferiores.

Com o passar dos anos, essas alterações podem dar uma aparência de cansaço, envelhecimento e, em alguns casos, até dificultar a visão. A blefaroplastia ajuda a rejuvenescer o olhar, deixando a região mais lisinha e o olhar mais aberto e bonito.

Este procedimento é indicado para pacientes que apresentam:

  • Excesso de pele nas pálpebras, que pode criar uma aparência de “pálpebra caída”.
  • Bolsas de gordura nas pálpebras superiores ou inferiores;
  • Flacidez nas pálpebras, que pode causar incômodo ou atrapalhar a visão.

O primeiro passo é realizar a consulta médica. Nesta consulta são fornecidas às pacientes todas as informações sobre a cirurgia, apresentando os resultados e possíveis complicações e riscos.

É analisada qual será a melhor técnica para cada caso, se haverá a necessidade ou não de associar a retirada das bolsas de gordura, assim como outros procedimentos como a cantopexia.

Depois das avaliações, a paciente deve realizar os exames pré-operatórios de praxe: exame de sangue, urina, eletrocardiograma, além de algum exame de vista, caso tenha indicação.

8 horas antes do procedimento, é preciso fazer jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos. É necessário interromper o consumo de bebidas alcoólicas e fumo para realizar a cirurgia.

A cirurgia é realizada somente em hospitais (e não em clínicas), com anestesia geral ou local com sedação (a depender do caso).

 

O procedimento geralmente dura de 1 a 3 horas. A paciente vai de alta para casa no mesmo dia.

A blefaroplastia pode ser realizada de duas maneiras: cirurgia das pálpebras superiores, inferiores ou ambas, dependendo das necessidades do paciente.

  1. Blefaroplastia Superior:
    • A incisão é feita na linha natural da pálpebra, permitindo a remoção do excesso de pele e gordura.
    • Essa técnica ajuda a eliminar a aparência de pálpebras caídas e a rejuvenescer o olhar.
  2. Blefaroplastia Inferior:
    • A incisão pode ser feita na parte interna da pálpebra (técnica transconjuntival) ou na linha da pálpebra inferior (técnica transcutânea), dependendo do que precisa ser tratado;
    • O excesso de gordura é removido ou redistribuído, suavizando as bolsas e melhorando a aparência das olheiras.

Outros procedimentos podem ser associados conforme necessidade, como a lipoenxertia (colocação de gordura em casos de olhar muito fundo) e cantopexia, quando há fraqueza de algumas estruturas da parte interna das pálpebras.

Após a cirurgia, é normal sentir um pouco de desconforto e inchaço. Essas reações são temporárias e costumam diminuir em poucos dias. A maioria dos pacientes pode retornar às atividades normais em cerca de uma semana, embora seja recomendado evitar exercícios físicos intensos por algumas semanas.

Agendamento de Consultas

Se você está pensando em realizar uma blefaroplastia e deseja mais informações sobre o procedimento, agende uma consulta conosco.

Estamos aqui para responder suas perguntas e oferecer um atendimento personalizado, garantindo que você se sinta confortável e bem-informado em sua decisão.

plugins premium WordPress