A blefaroplastia, também conhecida como cirurgia das pálpebras, é um procedimento estético que visa corrigir o excesso de pele, gordura e flacidez nas pálpebras superiores e inferiores.
Com o passar dos anos, essas alterações podem dar uma aparência de cansaço, envelhecimento e, em alguns casos, até dificultar a visão. A blefaroplastia ajuda a rejuvenescer o olhar, deixando a região mais lisinha e o olhar mais aberto e bonito.
Este procedimento é indicado para pacientes que apresentam:
O primeiro passo é realizar a consulta médica. Nesta consulta são fornecidas às pacientes todas as informações sobre a cirurgia, apresentando os resultados e possíveis complicações e riscos.
É analisada qual será a melhor técnica para cada caso, se haverá a necessidade ou não de associar a retirada das bolsas de gordura, assim como outros procedimentos como a cantopexia.
Depois das avaliações, a paciente deve realizar os exames pré-operatórios de praxe: exame de sangue, urina, eletrocardiograma, além de algum exame de vista, caso tenha indicação.
8 horas antes do procedimento, é preciso fazer jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos. É necessário interromper o consumo de bebidas alcoólicas e fumo para realizar a cirurgia.
A cirurgia é realizada somente em hospitais (e não em clínicas), com anestesia geral ou local com sedação (a depender do caso).
O procedimento geralmente dura de 1 a 3 horas. A paciente vai de alta para casa no mesmo dia.
A blefaroplastia pode ser realizada de duas maneiras: cirurgia das pálpebras superiores, inferiores ou ambas, dependendo das necessidades do paciente.
Outros procedimentos podem ser associados conforme necessidade, como a lipoenxertia (colocação de gordura em casos de olhar muito fundo) e cantopexia, quando há fraqueza de algumas estruturas da parte interna das pálpebras.
Após a cirurgia, é normal sentir um pouco de desconforto e inchaço. Essas reações são temporárias e costumam diminuir em poucos dias. A maioria dos pacientes pode retornar às atividades normais em cerca de uma semana, embora seja recomendado evitar exercícios físicos intensos por algumas semanas.
Dra. Priscila 2024 © Todos os direitos reservados.